5 dicas para aumentar seu hábito de leitura!

Olá, pessoas!

Como andam as leituras? Meio fracas, talvez? Poderiam ser melhores, se não fossem aqueles livros "chatos" que te indicaram na escola?

Se a resposta for sim, muita hora nessa calma (hehe). Hoje vim listar dicas valiosíssimas para melhorar seus hábitos de leitura, que o elevará ao patamar de leitor voraz num piscar de olhos!


1. Analise seu gosto para filmes e tente achar um gênero similar na literatura.

O primeiro passo para aquele que quer aumentar (ou até mesmo iniciar) algum ritmo de leitura é identificar o gênero literário que mais te agrada. E se tiver dificuldade com isso, eu aconselho a verificar sua lista de filmes favoritos, pois será de lá que tiraremos o seu primeiro norte.
Por exemplo: eu amo filmes de terror. Amo sangue, matança e sou gamada em anti-heróis. Então, se eu fosse escolher um livro para ler sem saber ao certo por onde começar, iria optar por thriller ou terror propriamente dito.
Com o tempo, os subgêneros desse tipo que escolheu para começar poderão te saltar aos olhos, além da lista de outros livros do autor que começar a explorar, por exemplo. 
Este é um bom método para acertar as primeiros obras que te levarão a ser um leitor habitual. Tem que sentir vontade de ler a temática do livro escolhido, se não, não rola!

2. Crie metas realistas – não se pressione!

Você já identificou seu gênero favorito e agora quer ler um calhamaço de mil páginas em uma semana? Não, migo. Pare agora.
Antes de tudo, analise sua semana, veja os horários que possui livres e comece a encaixar seu livrinho neste esquema. Não importa se for somente quinze minutos por dia (no transporte público ou antes de dormir, por exemplo), ou apenas aos finais de semana (como tem sido o meu caso). O importante é se comprometer a ler nas folgas que encontrou no seu dia a dia e nunca (jamais) desanimar se demorar um mês ou mais para terminar sua primeira aventura literária.
Com o tempo, você se acostumará a ler mais, e será natural para você aumentar seus desafios diários de páginas lidas.

3. Faça amigos que gostem de ler.

Afinal, a internet está aí pra isso! Quantas amizades eu criei online, com pessoas que leram os mesmos livros que eu, gente? Inúmeras! É muito bom ter alguém para contar aquela cena bafo que acabou de ler no livro, ou debater sobre o final arrasador daquela saga que devorou durante o ano. 
Redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest estão cheias de pessoas apaixonadas por livros. Misture-se à elas, entre em fóruns de discussão e compartilhe suas ideias, caso não tenha uma alma viva ao seu redor que aprecie uma boa leitura, como você.

4. Embarque numa leitura coletiva.

Essa dica decorre da anterior. É muito comum editoras, blogueiros e até mesmo autores promoverem leituras coletivas de determinada obra, e essa é a chance para o leitor iniciante treinar a disciplina. Com cronogramas e datas para discussão (de onde, certamente, virão boas risadas e amizades muito boas), é quase impossível não praticar o hábito da leitura.

5. Se respeite, antes e acima de tudo.

Dica final, mas a mais preciosa de todas.
Antes de tudo, entenda que cada um tem o seu tempo. Não é porque fulano lê quinze livros por mês que ele é mais leitor que você. A leitura deve ser agradável, e não uma penitência, competição ou algo parecido. 
Reserve seu tempo para se afeiçoar aos personagens, chorar as pitangas com eles e gritar nas cenas mais tensas, sem ficar toda a hora olhando as páginas lidas
Criar um hábito de leitura saudável implica em, antes de tudo, sentir prazer no que está lendo. E ele só virá se você respeitar o seu ritmo.


E é isso, pessoal! Se seguirem as riscas acima, não tenho dúvidas de que se tornará, em breve, um leitor habitual.

Dúvidas ou opiniões sobre o post? Deixei seu comentário!




11 comentários:

  1. Adorei as dicas e estou pensando em adotar elas. Já sigo algumas próprias que me ajudam a ler mais rápido etc, e acho extremamente importante as dicas que você deu ♥️

    ResponderExcluir
  2. São dicas infalíveis, não tem como não ter sucesso. Gostei muito da comparação que fez com os filmes, tem tudo a ver.

    ResponderExcluir
  3. Que dicas ótimas!!! Eu também adoro um thriller e comecei por ai, hoje já me arrisco em outras leituras e como é maravilhoso descobrir outros mundos.
    E super concordo, cada um tem seu ritmo. Ler com prazer é o mais importante.

    bjs
    Fernanda
    Conduta Literária

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer essas 5 dicas para aumentar nosso hábito de leitura! Dicas maravilhosas, por sinal. Eu tenho o hábito da leitura desde a infância. Então, pra mim, sempre foi algo natural. Achei essas dicas super essenciais e importantes para que mais pessoas possam adquirir o hábito da leitura. E respeitando o próprio ritmo e de forma prazerosa.

    ResponderExcluir
  6. Embora eu não esteja vivendo o momento de estar lendo pouco,as suas dicas são de fato ótimas! Eu estou em alguns grupos de leituras coletivas, inclusive em projetos para tal, o que me leva a amigos literários incríveis! A propósito, iniciei a #maratonaliteráriadocafé e estou empolgadíssima! 😊😉

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Ótimas dicas. Com certeza ajudam a aumentar o hábito de leitura. Gosto de leitura coletiva. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas, garanto que quem não tem o hábito da leitura com essas dicas será um ótimo leitor. Uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  9. Amei suas dicas. Na época da faculdade eu sofri muito com as leituras, muitas eu não me identifiquei, mas eram leituras necessárias para minha formação, outras discordei, mas estava engessada para discutir. Hoje é mais tranquilo. Suas dicas são mega valiosas.

    ResponderExcluir
  10. Acho que fazer amigos que gostam de ler é uma ótima dica porque tudo que a gente faz com alguma companhia é mais agradável, mesmo que não estejamos lendo o mesmo livro, mas ai rola umas trocas e indicações. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  11. Nossa AMEI o seu post!
    Com certeza de uma útilidade publica que nossa!
    Sempre vejo pessoas se cobrando por não ter lido 20 livros em 1 mês, e meu conselho sempre é 'se você ficar tenso ou se cobrando , você não vai se sentir bem pra ler e vai acabar não lendo' além das suas dicas super baterem com o que eu penso, tenho certeza que vão ajudar muita gente! Gostei muito hehehe

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.